sexta-feira, 16 de abril de 2010

Quem sou eu como professor aprendiz?


Como uma eterna aprendiz tenho conhecimento de que a aprendizagem é dialógica, dinâmica contínua e interativa a qual pode provocar diferentes tipos de aprendizagem dependendo do conhecimento prévio do aluno ,da sua disponibilidade de aprendizagem e da interação com o grupo, o interesse e a motivação tanto do aluno como do professor é muito importante. Tenho plena convicção do meu projeto de ensinar e aprender,pois sempre busquei aprimorar o meu conhecimento didático e intelectual para melhorar o desempenho pedagógico e social, permitindo assim uma atuação condizente ao processo globalizado da educação. “Considero a minha experiência de aprender e ensinar muito prazerosa, pois a vivência com os alunos e a percepção do sucesso dos mesmos ao longo da minha trajetória como professora tem um valor único.
O avanço da tecnologia hoje disponível viabiliza a implantação de uma educação com maior estímulo. Isso me impulsiona inovar a minha metodologia que a duas décadas atrás o vídeo e o retro projetor consideradas as ferramentas tecnológicas de ponta na época que usei no processo ensino aprendizagem para motivar os alunos, despertar o interesse e viabilizar a apreensão do conhecimento .
“ Hoje estamos olhando para um ambiente altamente pessoal, mediado pelo ser humano. O potencial para remover a mediação humana em algumas áreas e substituí-la por tecnologia, computadores, sistemas inteligentes e redes é enorme, isso tem que acontecer.” (apudNOBLE:1998). Essa teoria me faz analisar o paradigma da educação tradicional, preponderar as experiências evidentes de conteúdos instrucionais em mídias eletrônicas, avaliando as causa e conseqüências deste processo como a integração da educação ao universo de consumo de massas, as demandas do novo mercado de trabalho e as promessas da educação online nas universidades.Para assegurar a eficaz utilização da tecnologia como matéria prima de construção e não só como mídia de transmissão de informação é que percebo a necessidade de buscar expandir o meu conhecimento nesta área para poder empregar de forma segura e poder auxiliar e orientar os professores na prática em sala de aula.
É acreditando no meu crescimento intelectual, formal e técnico pertinente à tecnologia que me inscrevi neste curso, consciente de que o sucesso da minha aprendizagem vai depender da minha atualização diante das propostas das atividades exigidas.