sexta-feira, 16 de abril de 2010

Quem sou eu como professor aprendiz?


Como uma eterna aprendiz tenho conhecimento de que a aprendizagem é dialógica, dinâmica contínua e interativa a qual pode provocar diferentes tipos de aprendizagem dependendo do conhecimento prévio do aluno ,da sua disponibilidade de aprendizagem e da interação com o grupo, o interesse e a motivação tanto do aluno como do professor é muito importante. Tenho plena convicção do meu projeto de ensinar e aprender,pois sempre busquei aprimorar o meu conhecimento didático e intelectual para melhorar o desempenho pedagógico e social, permitindo assim uma atuação condizente ao processo globalizado da educação. “Considero a minha experiência de aprender e ensinar muito prazerosa, pois a vivência com os alunos e a percepção do sucesso dos mesmos ao longo da minha trajetória como professora tem um valor único.
O avanço da tecnologia hoje disponível viabiliza a implantação de uma educação com maior estímulo. Isso me impulsiona inovar a minha metodologia que a duas décadas atrás o vídeo e o retro projetor consideradas as ferramentas tecnológicas de ponta na época que usei no processo ensino aprendizagem para motivar os alunos, despertar o interesse e viabilizar a apreensão do conhecimento .
“ Hoje estamos olhando para um ambiente altamente pessoal, mediado pelo ser humano. O potencial para remover a mediação humana em algumas áreas e substituí-la por tecnologia, computadores, sistemas inteligentes e redes é enorme, isso tem que acontecer.” (apudNOBLE:1998). Essa teoria me faz analisar o paradigma da educação tradicional, preponderar as experiências evidentes de conteúdos instrucionais em mídias eletrônicas, avaliando as causa e conseqüências deste processo como a integração da educação ao universo de consumo de massas, as demandas do novo mercado de trabalho e as promessas da educação online nas universidades.Para assegurar a eficaz utilização da tecnologia como matéria prima de construção e não só como mídia de transmissão de informação é que percebo a necessidade de buscar expandir o meu conhecimento nesta área para poder empregar de forma segura e poder auxiliar e orientar os professores na prática em sala de aula.
É acreditando no meu crescimento intelectual, formal e técnico pertinente à tecnologia que me inscrevi neste curso, consciente de que o sucesso da minha aprendizagem vai depender da minha atualização diante das propostas das atividades exigidas.

Um comentário:

  1. Olá, Elizamar!
    Parabéns, o seu blog esta ficando legal. Sugiro que agenda comigo para realizar algumas adaptações para ficar melhor. Gostei de seus textos que estou comentando no curso. Você pode procurar em biblioteca material do aluno, em Gerencia de Arquivo.
    Abraço
    Rejane

    ResponderExcluir