PLANO DE AULA
PLANEJANDO ATIVIDADES COM
HIPERTEXTO OU INTERNET
Disciplina:
Língua Portuguesa
Interdisciplinaridade:
Ensino Religioso, História, Geografia, Ciências,
Inglês;
Temas Transversais (sexualidade, namoro)
Público Alvo: 9º ano
Cursista: Elizamar Gomes Matos
Professora:Rejane
Duração: 4 aulas
Conteúdo: Figuras de Linguagem
Eixo Temático: A Metáfora da Paixão
Noções de Conceito: Valores humano
Analise lingüística da metáfora na poesia e na música
Eixos Norteadores:
Pedagogia dialógica e expositiva;
Prática de leitura e análise lingüística;
Pesquisa na internet;
Produção oral e escrita;
Objetivo: Reconhecer a linguagem subjetiva na poesia e na musica com os elementos estilísticos lingüísticos que as valorizam, como a metáfora. Interpretar metáforas e compreender a obra de um escritor e de um compositor dentro de um contexto histórico sócio cultural.
Competências: Ser capaz de compreender o sentido da palavra nas suas variações intrínsecas ao processo lingüísticos , a expressividade construtora de uma realidade, que se assemelha a um traçado da viagem, exatamente por levar o leitor e ou interlocutor a um cenário, que é erguido pela palavra que expressa paixão e desejo como temas recorrentes ao longo da cultura , da literatura e nos diversos ritmos musicais envoltos nas mais variadas metáforas e representações.
Habilidades:
• Despertar no educando, através da poesia, da música, o gosto pela leitura e a criação poética.
• Motivar o educando a participar das aulas através da leitura e produção de textos poéticos de uma forma mais significativa;
• Conciliar o prazer de ouvir música, declamação de poesia com o aprendizado do dia-a-dia.
• Estudar o vocabulário do texto poético e das letras de músicas no sentido metafórico;
• Aprender a ouvir música e a leitura de poesia contida nelas;
• Estudar a estrutura do texto poético como: rima, ritmo, métrica, melodia, dentre outras.
• Estudar as características do texto poético, como: a ambigüidade (duplo sentido), a polivalência (um mesmo significante com significados diferentes, portanto, signos diferentes entre si), a musicalidade (o efeito sonoro) decorrente da seleção e da combinação entre os fonemas que compõem os significantes dos signos da mensagem, o rompimento com as normas gramaticais e, principalmente, o que melhor caracteriza a linguagem poética: a conotação.
• Desenvolver as habilidades de escrita, leitura e a compreensão de textos poéticos;
• Valorizar nos alunos as inteligências múltiplas tais como: a inteligência lingüística ou verbal, a inteligência musical; a inteligência pictórica e a interpessoal e a intrapessoal.
Situação didática:
Apresenta da mensagem “A ILHA DO AMOR” como acolhida e posteriormente reflexão sobre os valores humanos e a abordagem da temática.
Pedagogia dialógica, sondagem do conhecimento; propor aos alunos que escrevam uma palavra ou uma frase que expressa amor e paixão e em seguida peça que explique o porque ou exemplifique a palavra ou expressão escrita, concluir com a socialização e condensação das idéias , evidenciando o sentido conotativo e denotativo dos vocábulos expressos.
Exposição teórica em Power point sobre a metáfora como recurso lingüístico inserido na poesia e em letras de músicas que ouvimos no di-a-dia. Leitura da poesia e identificação das metáfora contidas nela. Ouvir algumas músicas em ritmos diferentes e apontar as metáforas presentes nas letras das músicas.
Dividir os grupos por estilo musical ( MPB, rock, gospel, forró, sertanejo, funk , e etc), cada equipe deverá pesquisar no Google (letras.terra.com.br/topmusicas.php, letras.terra.com.br/ e letrasdemusica.com.br). As equipes deverão escolher uma música no ritmo indicado analisar a letra,
1. identificar as metáforas;
2. descrever como elas são construídas e reconhecidas;
3. descrever suas condições de uso;
4. descrever como os contextos restringem as interpretações;
5. assistir o vídeo e baixar a música.
Culminância da pesquisa: apresentação das atividades dos grupos do contexto pesquisado.
Produção textual- empregando a metáfora ( Individual ou em dupla)
Paródia ou paráfrase de uma música normal (sem metáforas) usando a metáfora;
Criação e uma poesia sobre o amor e paixão ou até mesmo de uma música.
RECURSOS: Data-show, DVD, CD play, papel pardo, pincel atômico, fita adesiva, Xerox, laboratório de informática.
AVALIAÇÃO
A avaliação levará em conta os diferentes aspectos do desenvolvimento dos alunos, tornando-o sujeito do processo de ensino e aprendizagem na sua participação ativa e transformadora no seu convívio social.
• Leitura e encenação dos textos estudados;
• Organização dos grupos;
• Realização das pesquisas;
• Exposição dos trabalhos realizados;
• Produção de textos poéticos;
• Composições de letras de musicas;
• Ilustrações de letras de músicas ou textos poéticos;
• Apresentação do Sarau;
• Apresentações de danças e coreografias;
SUGESTÕES PARA TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Este trabalho pode ser desenvolvido com as seguintes disciplinas: Educação Artística, Língua Portuguesa, História ,Geografia, Ciências, Educação Física , Língua Inglesa e Religião.
O professor de Educação Artística poderá desenvolver desenhos com os alunos, como por exemplo: a criação a ilustração da capa do Cd ou do livro; criar um caricatura do Cantor (a) solo, da Dupla, da Banda , dentre outras e dramatizar os textos lidos .
O professor de língua portuguesa poderá estudar a metáfora, as prosopopéias, e a comparação; evidenciar a estrutura da poesia como a métrica, a rima e o ritmo, etc.; criar paródias dos textos poéticos produzidos ou não pelos alunos.promover um recital de poesia, organizar em um mural as produções dos alunos
Os professores de História e Geografia poderão fazer um apanhado histórico e geográfico dos grandes mestres da poesia, pintura, do cinema, do teatro, da música, da dança desde a idade média até os dias atuais.
O professor de educação física poderá explorar todos os ritmos através da dança com os alunos da escola.
O professor de Ciências poderá estabelecer a relatividade corporal à linguagem figurada expressa nas poesias e ou letras de música e personificação.
O professor de Língua Inglesa poderá apresentar clips em DVDs de músicas românticas internacional com legenda.
O professor de Religião poderá evidenciar os valores humano e a auto- estima;
Tema Transversal: sexualidade, o namoro, o ficar, paixão X amor.
SUGESTÕES DE TEXTOS A SEREM TRABALHADOS
Que fogo é este
Que fogo é este
que habita em mim
por vezes procuro
não encontro
nem fagulhas
escondidas
onde não sei!
nas veias que corre
lentamente consome
pelo sangue quente
que pulsa
latejando intensamente
um fogo que queima
por um calor imenso
noutras vezes
um frio ardente
que comprime
corre e consome
a fundo
num fogo que queima
só não sei
é de onde que vem!
Que fogo é este?
Celso Ant. Dembisk
Metáfora
música e letra: Gilberto Gil
1982
...
Uma lata existe para conter algo
Mas quando o poeta diz: "Lata"
Pode estar querendo dizer o incontível
Uma meta existe para ser um alvo
Mas quando o poeta diz: "Meta"
Pode estar querendo dizer o inatingível
Por isso, não se meta a exigir do poeta
Que determine o conteúdo em sua lata
Na lata do poeta tudo nada cabe
Pois ao poeta cabe fazer
Com que na lata venha caber
O incabível
Deixe a meta do poeta, não discuta
Deixe a sua meta fora da disputa
Meta dentro e fora, lata absoluta
Deixe-a simplesmente metáfora
Letra da musica Anjo metáfora:
Lua de mim alumia assim
Lilás a palavra na pala
No peito bandido
Teu nome anuncia um imã
Púrpura cor
Morena e flor
Traduz a malícia incontida
Delícia enigma
Olhar de serpente e canção
Oferto um verso soturno
Como quem te ama
Escrevo de rubro nos muros
Num álibe cego e absurdo
Como quem te chama
Anjo metáfora
Diabo paixão
Acende os faróis nos acordes
Do meu coração
Anjo lunática
gnomo estação
Floreia os anéis e os caminhos
Na doce ilusão
Invoco o tempo noturno
Como quem te deseja
Palavra feita de adeus
Num adeus que me deixa
Poema claro destino
De um destino sem eira
Mas de qualquer maneira
Tua beleza alumia
INDICAÇÕES BIBLIOGRAFICAS
• Letras de músicas de diversos compositores brasileiros dos ritmos: MPB, gospel, sertanejo, forró,funk e rockrool;
• Poesias de diversos autores nacionais ou internacionais;
• Poesias e contos do Livro Poetas Inocentes, Vol. I, II e III;
• Obras de artes em geral (quadros de diversos autores nacionais e internacionais);
• Filmes: Escritores da Liberdade, O carteiro e o Poeta; Crepúsculo,Lua Nova
• Livros indicados: Poetas Inocentes, Vol. I, II e III (Gerson Lourenço), Escolas de Poetas (Denise Bragotto), etc;
BIBLIOGRAFIA
www.filologia.org.br/soletras/19/04.pdf
www.esoterikha.com/.../slide-com-metaforas-de-amor-a-ilha.php
www.unincor.br/recorte/.../4artigo_luciana.htm
pt.wikipedia.org/wiki/Metáfora
books.google.com.br/books?isbn=858509544X... letras.azmusica.com.br/.../letra_anjo_metafora_1168198.html
www.overmundo.com.br/.../um-brinde-a-metafora-poetica
autoajudasentimental.wordpress.com/.../a-metafora-do-carro/
letras.terra.com.br/top-musicas.php
letras.terra.com.br/
revistaescola.abril.com.br/.../meio-caminho-tem-poeta-423522.shtm
www.golfinho.com.br/livros/liv526.asp
Quem sou eu como professor e aprendiz
Há 14 anos
Elizamar, eu também sou professora. estava aposentada desde 2003, mas fiquei trabalhando até outubro de 2011. "Amarrei o burro na sombra". Foram 39 anos só de escola e quatro no departamento administrativo de Santo André. Vou seguí-la com o nome do meu filho, pois na época da abertura do blog eu não tinha e-mail.
ResponderExcluirTenho também um blog: Lua Singular, se quiser dar uma passada por aqui, ficaria lisonjeada
Com carinho
Dorli