sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Memorial Reflexivo

MEMORIAL REFLEXIVO

Elizamar Gomes Matos


O estudo das unidades propostas foi fascinante deste o início do curso, aprendi a postar aulas no Portal do professor, embora de difícil acesso, pois hora segue rápido e em outro momento emperra (erro erro erro...), mas , com calma e determinação se consegue chegar ao objetivo. Criei o meu blog, , postei minhas atividades no e-proinfo, no portal do professor e no blog, interagi com as colegas, aprimorei os mecanismos do power point e slideshare.

Tive dificuldades em tudo que foi de novidade nas unidades , mas sob a orientação da tutora e às vezes com o auxilio das colegas e na prática pedagógica, fui superando-as.
Todo este processo de estudo e prática tecnológica proporcionou muitas mudanças significativas no preparo das minhas aulas e projetos didáticos para orientar os professores com os quais eu trabalho, e o mais interessante foi que eu desenvolvi projetos juntamente com os alunos também.
O meu desempenho pedagógico em relação as tecnologias vem desenvolvendo gradativamente. Em 2002 o colégio em que eu trabalhava em parceria com a SEDUC nos proporcionou o curso básico de informática para trabalharmos com os diários eletrônicos e a partir daí estou sempre buscando inovações, preparando aulas no power point, data-show, laboratório de informática mas, apenas com pesquisa , digitação e preparação das atividades produzidas pelos alunos no power point, e atualmente as aulas e oficinas apresentam melhor desempenho, porque com as Tic aprendi novas tecnologias e conheci diversas ferramentas que possibilitam a prática pedagógica mais atrativa e motivadora, tanto para os alunos quanto para os professores.
As tecnologias trabalhadas no curso são interessantes, porém senti a necessidade de se trabalhar em grupo e ou com oficinas para melhor interação entre a teoria e a prática.

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologiaa ao Currículo

Ativ3_Conceitos_Curriculo_TIC



Após a leitura e análise dos textos propostos entende-se que um currículo não é apenas uma lista de disciplina e conteúdos. É um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aplicabilidade para se chegar a uma aprendizagem de qualidade. É um documento que precisa ser revisto permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade em relação à Educação das crianças/jovens.
São inúmeras as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo desde que se estabeleça critérios que combinem tecnologia + conteúdos , avaliando se as oportunidades são significativas ou não, visto que atualmente as novas ferramentas são imprescindíveis para o avanço da turma.
Ao planejar, comece investigando o potencial das ferramentas digitais tecnológicas, adequando-as ao conteúdo a ser ministrado. É fundamental que o professor tenha pelo menos conhecimentos básicos do computador, da internet, os processadores de textos, correio eletrônico e mecanismo de busca, como também deve orientar a turma para uma navegação segura. Buscar aperfeiçoamento tecnológico pedagógico das TICs através do e-proinfo, é imprescindível.
Para desenvolver projetos no âmbito do currículo o educador deve levar em conta a proposta curricular, os interesses dos alunos, as possibilidades de uso das tecnologias e o seu preparo tecnológico pedagógico. A nova prática de sala de aula através de projetos requer que professor e alunos participem do processo de construção do “saber”. Os alunos são autores e ou co-autores de projetos quando participam juntos da elaboração, execução e avaliação das idéias e práticas adotadas. Cabe ao professor compreender que nesse trabalho a sua mediação é fundamental,porque o educando se envolve para descobrir ou produzir algo novo, procurando respostas a questões ou problemas reais. Essas argumentações exigem a presença do professor, que ele tenha abertura e flexibilidade em sua prática pedagógica, utilize estratégias que estimulem os alunos na construção e reconstrução do conhecimento. Fazer uso das tecnologias democraticamente sem imposições ou faz de conta , deve-se considerar o domínio de competências básicas ,o incentivo ao raciocínio e à capacidade de aprender dos alunos.



Elizamar Gomes Matos

Pensando sobre possíveis mudanças

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

A utilização de recursos tecnológicos tais como: o computador, e a Internet interligados a outros mecanismos que possam assessorar nas atividades curriculares hoje se tornaram indispensáveis na prática pedagógica. Esse mecanismo vem transformando o perfil tanto do professor como do aluno. Os conteúdos se tornam mais atrativo, dinâmicos e interessantes.“ O processo acontece da seguinte forma: atuação docente vem apresentando profundas mudanças, o professor procurando adequar-se, atualizar-se constantemente, procurando interagir com o mundo, assuntos de interesse dos alunos.e o aluno participa mais das aulas, reflete mais,” (Pedro Demo), desenvolve sua criatividade,e está sempre em buscar de novos conhecimentos, e o aprendizado de qualidade vem apresentando moderadamente resultados significativos.
Compreende-se que a tecnologia é importante atualmente como recurso didático, mas é necessário que as escolas estejam equipadas, e toda a equipe pedagógica tenha treinamentos adequado, o que vem reafirmar o que diz Pedro Demo, “temos que restaurar a escola para ela se situar no século XXI, um texto por si só não tem atrativo, ele deverá conter som, imagem, animação, ficando atrativo para que os alunos sintam vontade de ler, olhar e trabalhar durante as aulas, pois o estudante gosta de desafios.” Para contextualizar exemplifico algumas estratégias básicas como: apresentar a temática a ser estudada, realizar a sondagem do conhecimento básico dos alunos envolvendo o eixo temático, dividir os grupos através de dinâmicas de divisão de grupos, distribuir os temas a serem trabalhados através de uma pesquisa na internet com a coordenação e orientação do professor regente e apoio da coordenadora do Labim, coordenação dos trabalhos, apresentação e avaliação pelos alunos e supervisão dos professor que poderá realizar incentivar a participação do grupo, questionar e completar o raciocínio dos agentes ativos e passivos no debate.

Elizamar Gomes Matos