sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologiaa ao Currículo

Ativ3_Conceitos_Curriculo_TIC



Após a leitura e análise dos textos propostos entende-se que um currículo não é apenas uma lista de disciplina e conteúdos. É um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aplicabilidade para se chegar a uma aprendizagem de qualidade. É um documento que precisa ser revisto permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade em relação à Educação das crianças/jovens.
São inúmeras as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo desde que se estabeleça critérios que combinem tecnologia + conteúdos , avaliando se as oportunidades são significativas ou não, visto que atualmente as novas ferramentas são imprescindíveis para o avanço da turma.
Ao planejar, comece investigando o potencial das ferramentas digitais tecnológicas, adequando-as ao conteúdo a ser ministrado. É fundamental que o professor tenha pelo menos conhecimentos básicos do computador, da internet, os processadores de textos, correio eletrônico e mecanismo de busca, como também deve orientar a turma para uma navegação segura. Buscar aperfeiçoamento tecnológico pedagógico das TICs através do e-proinfo, é imprescindível.
Para desenvolver projetos no âmbito do currículo o educador deve levar em conta a proposta curricular, os interesses dos alunos, as possibilidades de uso das tecnologias e o seu preparo tecnológico pedagógico. A nova prática de sala de aula através de projetos requer que professor e alunos participem do processo de construção do “saber”. Os alunos são autores e ou co-autores de projetos quando participam juntos da elaboração, execução e avaliação das idéias e práticas adotadas. Cabe ao professor compreender que nesse trabalho a sua mediação é fundamental,porque o educando se envolve para descobrir ou produzir algo novo, procurando respostas a questões ou problemas reais. Essas argumentações exigem a presença do professor, que ele tenha abertura e flexibilidade em sua prática pedagógica, utilize estratégias que estimulem os alunos na construção e reconstrução do conhecimento. Fazer uso das tecnologias democraticamente sem imposições ou faz de conta , deve-se considerar o domínio de competências básicas ,o incentivo ao raciocínio e à capacidade de aprender dos alunos.



Elizamar Gomes Matos

5 comentários:

  1. Oi,Elizamar!

    Parabéns pelo seu texto, muito bom
    abraços Nelci

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  2. CONCORDO COM VOCÊ QUANDO DIZ QUE O PROFESSOR PRECISA TER PLO MENOS CONHECIMENTO BÁSICO DO COMPUTADOR É POR ISSO QUE EU ESTOU ME APERFEIÇOANDO,OU ENTÃO FICAREI PARA TRAS.

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  3. Pare fe ficar fazendo comentários sobre meu marido,Sandra calafange.

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