sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

A utilização de recursos tecnológicos tais como: o computador, e a Internet interligados a outros mecanismos que possam assessorar nas atividades curriculares hoje se tornaram indispensáveis na prática pedagógica. Esse mecanismo vem transformando o perfil tanto do professor como do aluno. Os conteúdos se tornam mais atrativo, dinâmicos e interessantes.“ O processo acontece da seguinte forma: atuação docente vem apresentando profundas mudanças, o professor procurando adequar-se, atualizar-se constantemente, procurando interagir com o mundo, assuntos de interesse dos alunos.e o aluno participa mais das aulas, reflete mais,” (Pedro Demo), desenvolve sua criatividade,e está sempre em buscar de novos conhecimentos, e o aprendizado de qualidade vem apresentando moderadamente resultados significativos.
Compreende-se que a tecnologia é importante atualmente como recurso didático, mas é necessário que as escolas estejam equipadas, e toda a equipe pedagógica tenha treinamentos adequado, o que vem reafirmar o que diz Pedro Demo, “temos que restaurar a escola para ela se situar no século XXI, um texto por si só não tem atrativo, ele deverá conter som, imagem, animação, ficando atrativo para que os alunos sintam vontade de ler, olhar e trabalhar durante as aulas, pois o estudante gosta de desafios.” Para contextualizar exemplifico algumas estratégias básicas como: apresentar a temática a ser estudada, realizar a sondagem do conhecimento básico dos alunos envolvendo o eixo temático, dividir os grupos através de dinâmicas de divisão de grupos, distribuir os temas a serem trabalhados através de uma pesquisa na internet com a coordenação e orientação do professor regente e apoio da coordenadora do Labim, coordenação dos trabalhos, apresentação e avaliação pelos alunos e supervisão dos professor que poderá realizar incentivar a participação do grupo, questionar e completar o raciocínio dos agentes ativos e passivos no debate.

Elizamar Gomes Matos

Um comentário:

  1. é interessante notar o quanto as tecnologias atraem nossa juventude. E se elas são tão atraente - não somente para eles, mas para nós também. Por que não utiliza-los a nosso favor enquanto educadores.
    Devemos sim utilizar de forma coerente diferentes recursos para que a educação possa realmente ser transformadora.
    Parabéns pelo blog e pleo trabalho realizado aqui na escola.
    Um abraço

    ResponderExcluir